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Estratégia de conteúdo no Twitter em 140 caracteres

No final de 2017, o Twitter atualizou o limite de caracteres em seus "tweets". A plataforma de mídia social aumentou o número de caracteres de 140 para 280, mudando uma estratégia de conteúdo no Twitter. Logo, a ação foi criticada por alguns e bastante elogiada por outros seguidores leais da rede social.

Mais de um ano depois, essa mudança nos faz pensar: "Os 140 caracteres extras realmente fazem a diferença em termos de estratégia de conteúdo no Twitter?"

O recurso mais definidor do Twitter tem sido sua contagem limitada de caracteres. Muitas pessoas acreditavam que os longos tuítes transformariam seus posts  em uma "massa de  informações" difíceis de acompanhar . Enquanto outros estavam entusiasmados com as novas possibilidades.

O formato de 280 caracteres está impactando os conteúdos postados na plataforma social. Sua empresa sabe como lidar com essa nova realidade?

O impacto de 280 caracteres e a estratégia de conteúdo no Twitter


De acordo com o CEO do Twitter, Jack Dorsey, a atualização do Twitter não mudou muito com a forma como as pessoas interagem e usam a plataforma. Em fevereiro de 2018, Dorsey declarou que a extensão média do tuíte não aumentava junto com a contagem de caracteres.

Dorsey afirmou que o comportamento dos usuários motivou a mudança. Segundo o CEO da rede, os algoritmos do Twitter notaram que os usuários digitavam textos que excediam os 140 caracteres. Então,  tentavam editar seus posts para ajustá-los ao limite. Por fim, acabavam desistindo e abandonando a plataforma.

Muitos usuários aproveitem a margem adicional com os 140 caracteres extras. Contudo, isso não significa que cada tuíte atinja os 280 caracteres de forma consistente.

Aumentar o limite de caracteres forneceu uma sensação de alívio aos milhões de usuários do Twitter. Como resultado, eles podem aproveitar e usar o serviço como quiserem. A empresa observa que o tuíte médio permanece com menos de 50 caracteres. Ou seja, isso protege os posts mais curtos preferidos pelos usuários do Twitter.

Estatísticas de limite de caracteres do Twitter


Desde a atualização do tamanho, apenas 1% dos "tweets" atingiu o limite de 280 caracteres. Por outro lado, 9% dos "tweets" atingiram o limite de 140 caracteres antes da atualização. Apenas 12% dos "tweets" são mais longos que o limite original de 140 caracteres. Além disso, somente 5% dos tuítes excedem 150 caracteres.

Os usuários do Twitter valorizam a brevidade das mensagens. Por isso a plataforma sempre incentivou o uso de textos mais coesos para que caibam na caixa de postagem. O que explica por que menos pessoas tendem a aumentar de repente sua contagem de caracteres, mesmo com o aumento do número de caracteres.

Quando o Twitter só permitia 140 caracteres em seus tuítes, o tamanho comum do tuíte médio era de 34 caracteres. Com os 280 caracteres, o comprimento comum do tuíte médio é de 33 caracteres.

O que é um engajamento ruim no Twitter?


Muitos donos de empresas não reconhecem a importância do Twitter quando se trata de estratégias de engajamento dos clientes. Isso porque construir e sustentar uma boa presença no Twitter pode ser extremamente difícil.

Honestidade, transparência e intensidade são características-chave da plataforma única do Twitter. No entanto, isso não se traduz bem nos negócios. Como empresa, você envolve sua base de clientes em potencial com determinadas mensagens e imagens personalizadas para sua marca específica.

Você pode obter muitos cliques no Facebook com um bom título e uma imagem atraente. No entanto, os usuários do Twitter não se envolvem com o mesmo tipo de post na mesma proporção.

As táticas do Instagram também não se traduzem bem no Twitter. Afinal, o Instagram é muito baseado em imagens, enquanto o Twitter requer mais textos.

As empresas precisam colocar mais esforço em sua estratégia de conteúdo no Twitter por vários motivos:

  • Os usuários do Twitter geralmente têm renda mais alta do que outras plataformas de mídia social, de acordo com a Pew Research;

  • Os usuários do Twitter são mais propensos a comprar produtos das empresas que eles seguem na plataforma do que outros usuários de mídia social;

  • Os usuários do Twitter pesquisam mais de 2 milhões de vezes por dia para palavras-chave diferentes. Quando se trata de empresas, elas buscam que as pessoas dizem sobre sua marca. E, especialmente, sobre seus produtos ou serviços;

  • O Twitter vale o investimento, mas exige uma estratégia diferente da que você implementaria em outros sites. Com mais pessoas enviando "tweets" e usando a plataforma diariamente devido a sua maior duração de caracteres, é uma plataforma de marketing muito lucrativa para sua empresa.



Para ter uma presença bem sucedida no Twitter, é importante entender as melhores práticas da plataforma e implementá-las totalmente.

 

Prática 1: Seja criativo


 

Imagem, título e legenda são banais no Twitter. Tudo parece igual depois de ler dúzias de posts de outras empresas que estão seguindo a mesma estratégia. Portanto, os usuários do Twitter querem algo novo e refrescante na linha do tempo.

Encontre sua própria voz única antes de criar sua conta no Twitter. Além disso, confira contas de empresas que apostam em uma comunicação inovadora e diferenciada.

 

Prática 2: Não tenha medo de se divertir


 

O Twitter é uma plataforma divertida, compartilhando milhares de memes, vídeos engraçados e fotos todos os dias. Não tenha medo de participar da diversão postando seus próprios memes, vídeos e fotos. Apenas certifique-se de que eles estejam atualizados!

 

Prática 3: Aproveite as tendências atuais


 

As mídias sociais estão constantemente evoluindo e mudando com um novo humor, eventos atuais e cultura popular. Você não quer ser a empresa que usa um formato de "tweet" monótono para enviar uma mensagem, certo? Sendo assim, é vital acompanhar os trending topics do Twitter e aproveitar uma oportunidade quando ela surgir.

 

Prática 4: Seja Humano


 

O que todas essas estratégias têm em comum? Criatividade, engajamento com as tendências atuais e diversão são características de um usuário do Twitter.

Uma das melhores estratégias para o sucesso no engajamento do Twitter é abandonar a fachada corporativa e se divertir um pouco, como qualquer outra pessoa.

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