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Como planejar o marketing de conteúdo?

Com todas as alterações de algoritmo do Google, as empresas precisam repensar suas estratégias de marketing de conteúdo



Com o advento da internet, gerar um enorme volume de conteúdos informativos na web foi uma estratégias das marcas para chamar a atenção dos usuários. No entanto, hoje em dia é preciso planejar quais conteúdos serão disponibilizados e para qual tipo de persona. Logo, se as empresas não planejam seu marketing de conteúdo, elas certamente enfrentam as consequências impostas pelos mecanismos de pesquisa.

Vale lembrar que o Google continua mudando seus algoritmos - forçando os redatores a criar um ótimo conteúdo e interação social. Contudo, nunca houve um momento melhor para reformular suas estratégias de conteúdo e criar uma estratégia vencedora para sua empresa.

Etapas para planejar sua estratégia de marketing de conteúdo



Qualquer grande estratégia começa com um plano. O mesmo vale para o marketing de conteúdo. Sem um roteiro bem pensado de todo o conteúdo que deseja criar, você se perderá e não conseguirá atrair a atenção do seu público-alvo ideal.

O principal desafio é decidir que tipo de conteúdo você deve criar. Um segundo desafio seria como estruturar seu plano de marketing de conteúdo para fornecer informações relevantes a um segmento específico de visitantes. A chave em ambos os desafios é compreender melhor seu público e seu nicho de atuação.

1. Entendendo sua marca



É fundamental que você coloque os valores da empresa no papel antes de colocar suas ideias no papel. Isso pode parecer um passo sem sentido e é por isso que muitas empresas tendem a pular essa etapa. Mas fazer isso é um grande equívoco!

No entanto, é muito importante saber exatamente o que a sua empresa representa. Isso significa as palavras certas, mas também o tom de voz correto. Pensando nisso, você terá um longo caminho desde que você queira garantir a consistência do visitante.

2. Entendendo seu público



Além disso, você precisa saber quem é seu público assim que estiver totalmente ciente dos valores que deseja expressar. Não ignore isso, pois é a chave para todo o processo. Você provavelmente segmentará grupos diferentes e, portanto, é importante estar ciente das necessidades de cada subgrupo.

Você provavelmente vai querer criar três, quatro ou talvez até cinco grupos. Isso também significa que você precisará adaptar seu conteúdo a cada grupo.

3. Brainstorming



As ideias são a espinha dorsal de qualquer estratégia de conteúdo de longo prazo. O surgimento de ideias pode parecer exaustivo, mas sempre há maneiras de dar um pouco mais de estrutura a todo o processo.

Comece deixando sua imaginação correr solta. E tente fazer o brainstorming em uma pequena equipe.  Uma vez que você tenha encontrado algumas idéias de conteúdo adaptadas às características e interesses das personas que realmente interessam ao seu negócio é vital encontrar o fluxo correto de produção e divulgação de conteúdo. Portanto, todo plano de conteúdo, seja para blogs, podcasts ou redes sociais, segue um cronograma.

Uma dica é preparar seu calendário editorial, que pode ser revisto semanalmente ou mensalmente. Ademais, use este calendário para se basear em datas importantes.

4. Publique seu conteúdo no momento certo



Naturalmente, todos os passos anteriores envolvem também o tempo. A publicação de uma newsletter destacando os próximos eventos em um shopping center, por exemplo, será mais eficiente numa sexta-feira, pouco antes do início do fim de semana.

Enviar o mesmo boletim informativo em uma manhã de segunda-feira provavelmente não trará bons resultados. Mas não existe uma fórmula pronta para saber qual o melhor período de postagem. Por isso, o ideal é experimentar diferentes horários e descobrir qual frequência de postagens resultará nos resultados desejados.

Mas se você não tem tempo ou habilidade para produzir os conteúdos de sua própria empresa ou marca, conte com a SEO Conteúdo - agência especializada em marketing de conteúdo!

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